Fonte: http://sudoeste.diarioagora.com.br/noticias/politica/7,4458,28,09,augustinho-zucchi-responde-perguntas-sobre-o-plano-de-governo.shtml
Candidato respondeu perguntas feitas pela redação do Diário
Como desafogar o trânsito e não concentrar na rua Caramuru e Tocantins?
- O trânsito é o maior desafio que temos, no ponto de vista da mobilidade urbana, mas ele aliado a infraestrutura. Em minha opinião, temos que fazer o contorno norte, desafogar o trânsito pesado da 158 e transformar a 158 em uma grande avenida que integra a cidade. Depois disso, fazer um grande trevo na Ivai e ligar ela até o posto seis rodas e depois a Tocantins. Puxar a Tocantins, além do São Francisco, até a BR e fazer a Tocantins como sendo uma paralela a Avenida Tupy, para que seja possível desafogar a Tupy no centro da cidade.
- O trânsito é o maior desafio que temos, no ponto de vista da mobilidade urbana, mas ele aliado a infraestrutura. Em minha opinião, temos que fazer o contorno norte, desafogar o trânsito pesado da 158 e transformar a 158 em uma grande avenida que integra a cidade. Depois disso, fazer um grande trevo na Ivai e ligar ela até o posto seis rodas e depois a Tocantins. Puxar a Tocantins, além do São Francisco, até a BR e fazer a Tocantins como sendo uma paralela a Avenida Tupy, para que seja possível desafogar a Tupy no centro da cidade.
Mais do que isso, redimensionar, revisar e redirecionar as vias de trânsito. Por Exemplo, a Rua Itacolomy, vamos fazer mão dupla com a Xingu e a Pedro Ramires de Melo, sendo como duas auxiliares. Vamos procurar fazer o estacionamento privativo, tirar o excesso de carros dos acostamentos das vias, além da construção da ciclovia. Acho que desta forma conseguimos melhorar o trânsito que é um desafio. Nós temos 44 mil veículos para 75 mil habitantes. Se feitas as mudanças citadas, será possível redimensionar o trevo da Caramuru, caso a avenida passe a ser de responsabilidade da municipalidade, pois o trevo é federal.
Fonte:http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=72384&tit=Richa-autoriza-contratacao-de-projeto-para-Contorno-Norte-de-Pato-Branco
Infraestrutura e Logistica
19/12/2012
Richa autoriza contratação de projeto para Contorno Norte de Pato Branco
O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (19) a licitação do projeto de engenharia do Contorno Norte de Pato Branco, na região Sudoeste do Estado. Foi liberado R$ 1,3 milhão e a previsão é que o projeto esteja pronto no próximo ano.O Contorno Norte vai desviar o trânsito de caminhões e veículos que cruzam Pato Branco com destino a região Sul do País, tirando o tráfego pesado da região central do município. A obra é uma antiga demanda da sociedade e faz parte das ações do governo estadual de criar grandes corredores rodoviários que vão melhorar o escoamento da safra e da produção industrial paranaense.
“Esta é uma obra fundamental para o crescimento econômico e social de Pato Branco e o desenvolvimento da região. Disse que mudaria a história do Sudoeste do Paraná, uma região que há anos está desassistida. A maior aprovação de nosso governo foi verificada nesta região, o que demonstra o reconhecimento do povo”, afirmou Richa.
No orçamento de 2013 – aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná em novembro – cerca de R$ 5 milhões já estão garantidos como sinalizador para as obras do Contorno Norte. “Esse avanço é de todo o povo de Pato Branco e região, que merece a atenção do governo para a melhoria de vida de suas famílias”, ressaltou o governador.
Nos horários de pico, aproximadamente 20 mil veículos trafegam pelo local e sobrecarregam a região central da cidade, pois na há um caminho alternativo. Com o Contorno Norte, será feito um desvio antes da área urbana, passando pela PR-493 e voltando na BR-158, perto do município de Vitorino. O desvio terá cerca de 20 quilômetros.
“É uma obra que vai entrar para a história de Pato Branco. O contorno vai desafogar o trânsito e integrar os municípios da região. Não teríamos como garantir o futura da infraestrutura viária da cidade sem esta obra”, disse o deputado Augustinho Zuchi, prefeito eleito do município.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o contorno é mais um corredor que desvia e agiliza o escoamento da produção e a movimentação de veículos. O subchefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, destacou que há mais de 30 anos o município de Pato Branco não recebia uma obra deste porte.
ESCOAMENTO – Richa Filho informou que na BR-158 o Governo do Estado vai implantar um corredor que sai de Campo Mourão, passando por Roncador e Palmital, até chegar no Oeste de Santa Catarina. Por este caminho, o Estado ligaria uma região produtora de grãos a outra onde o forte é a produção de aves e suínos.
Esta ação fortalecerá as empresas paranaenses, como as cooperativas e produtores do Estado, gerando mais emprego. “Estamos trabalhando nos principais corredores logísticos do Estado para agilizar o escoamento de nossa produção e melhorar o tráfego de veículos no interior do Estado”, garantiu o secretário.
Por ser uma rodovia federal, a Secretaria de Infraestrutura e Logística está buscando parceria com a União para modernizar a BR-158, com pavimentação e construção de trechos interrompidos
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