segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maratona em São Paulo reúne hackers em defesa da cidadania

Matéria do Jornal Nacional, Edição do dia 12/05/2012.
Neste link tem o vídeo:

Grupo tem a missão de desenvolver programas que facilitem o acesso da população às informações da Câmara Municipal e da prefeitura de São Paulo.

Uma maratona diferente em São Paulo reúne jovens programadores de computador na Câmara Municipal.
Parece que um foi feito para o outro: o computador e o hacker. Decifrador de códigos, ele é um programador que desenvolve novas ferramentas de informática para governos e empresas. Em geral, são jovens apaixonados que passam horas em frente à tela estudando o que parece ser incompreensível.
Pelo mundo afora, alguns hackers são motivo de pavor por invadirem o computador dos outros. “A imagem do hacker, da pessoa que conhece muito, foi associada erroneamente ao do cracker, que é a pessoa que faz o mal com o conhecimento que tem”, esclarece Vitor de Oliveira Colombo, de 15 anos.
Uma moçada foi convidada a participar de uma espécie de maratona de utilidade pública. Não são hackers para investigar, nem espionar ninguém. Eles vão ter 48 horas para desenvolver os melhores aplicativos que facilitem o acesso da população às informações da Câmara Municipal e da prefeitura de São Paulo.
Eles prometem que vai ficar mais fácil o cidadão acompanhar o trabalho do vereador em quem votou, os projetos, as votações e os gastos da Câmara e da prefeitura.
“Eu acho que a gente vai deixar um legado muito importante. Porque hoje os dados que a Câmara está abrindo estão mal formatados, têm muito problema”, explica o programador de computador João Batista Neto.
“A gente quer fazer uma coisa legal que a gente possa gostar e seja de bom uso para todo mundo”, diz o programador de computador Henrique Moody.
Até a meia-noite deste domingo (13), o plenário da Câmara vai ficar como um acampamento de hackers.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário