terça-feira, 20 de setembro de 2011

Poder e dominação

http://www2.forumseguranca.org.br/node/22172

No link acima, lemos o artigo na íntegra, muito interessante, nos mostra um exemplo prático das diferenças entre poder e dominação.


O "poder" não é entendido como sendo exercício exlusivamente por grupos ou castas, ou menos classes, que usam estas armas para dominar o outro lado da trincheira, o subjugado, o dominado, o proletário.
Para estudar o poder é preciso deixar de lado a soberania do estado, o controle institucional feito pelos seus aparelhos, isso seria nada mais do que a sua face mais exterior. " A análise em termos de poder não deve postular, como dados iniciais, a soberania do Estado, a forma da lei ou a unidade global de uma dominação; estas são apenas e , antes de mais nada, suas formas terminais." (Focault, 2001:88).

Por "dominação" compreenderemos, então, aqui, uma situação de fato, em que uma vontade manifesta ("mandado") do "dominador" ou dos "dominadores" quer influenciar as ações de outras pessoas (do "dominado" ou dos "dominados"), e de fato as influências de tal modo que estas ações, num grau socialmente relevante, se realizam como se os dominadores tivessem feito do próprio conteúdo do mandado a máxima de suas ações ("obediência"). (página 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário