quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Processo e Mapeamento de Processos



O Colega Divonzir Frider do Polo de Palmital, fez uma excelente síntese e, certamente, merece muitos elogios, PARABÉNS!!!

Resposta de:
Divonzir Frider (aluno Adm.Pública Palmital) - quarta, 14 novembro 2012, 20:14


A) Processo é a forma pela qual um conjunto de atividades cria, trabalha ou transforma insumos com o objetivo de produzir bens ou serviços, que tenham qualidade assegurada, para serem adquiridos pelos clientes, também pode ser definido como um grupo de tarefas interligadas, logicamente que utilizam os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar seus objetivos, uma série de etapas criadas para produzir um bem ou serviço, são divididos em três: Clientes, Administrativos e Gerenciamento.
Interdependência de fundo comum: Agregar pouco valor à orientação por processos, com característica de verticalização, não favorece a obtenção e posterior ampliação de visibilidade sobre a dinâmica da organização como um todo, tem características de centralização, normalmente leva em consideração apenas aspectos internos de cada unidade em detrimento da percepção, ou não, de que a organização é algo bem maior e bem mais complexo.
Interdependência de fundo seqüencial: Reflete um caráter de horizontalidade e, portanto, de consecutividade no tratamento dos processos, dos dados e das informações correlatas. A linearidade praticada aponta na direção do próximo conjunto de atividades a ser executado, sem levar em conta a necessidade de que ajustes podem ser demandados em sentido contrário e que podem ser levados a termo, fortalecer a execução do processo como um todo.
Interdependência de fundo recíproca: Tende a favorecer o desenvolvimento de novas possibilidades de orientação por processo, na medida em que os relacionamentos entre eles tendem a ocorrer de maneira mais colaborativa e harmoniosa, a partir da adoção de um nível de hierarquia horizontal que, por sua vez, tende a favorecer a reciprocidade e a velocidade na troca de informações relevantes entre os atores diretamente envolvidos.

B) Mapeamento de processos está diretamente associado a um melhor gerenciamento,uma ferramenta gerencial, analítica e de comunicação, que tem a intenção de ajudar a melhorar os processos existentes ou então implantar uma nova estrutura voltada para estes.O mapa de processos deve ser apresentado em forma de uma linguagem gráfica que permita:
  1. expor os detalhes do processo de modo gradual e controlado;
  2. encorajar concisão e precisão na descrição do processo;
  3. focar a atenção nas interfaces do mapa do processo; e
  4. fornecer uma análise de processos poderosa e consistente com o vocabulário do design.

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